ANTERIOR | TODAS | PROXIMO 

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\CPD\Google Drive\Desenvolvimento\Site\ACRE\BOLETIM\topo.png

EDIÇÃO Nº:

0019

DATA DA CIRCULAÇÃO

23.12.2013

SINDICATO DOS LOJISTAS x CONCESSÃO DE TICKET REFEIÇÃO OU ALIMENTAÇÃO.

Pagamento em dinheiro – Proibição.

No mês passado, passamos uma orientação a você cliente CUJOS EMPREGADOS NA ÁREA DO COMÉRCIO estão sob jurisdição do SINDICATO DE LOJISTAS, no que tange a obrigatoriedade do pagamento do TICKET ALIMENTAÇÃO ou REFEIÇÃO.

Nesta correspondência afirmamos do IMPEDIMENTO LEGAL pelo pagamento em dinheiro, em respeito ao que preceitua a lei do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador (Lei Federal 6.321/76). Naquela orientação passamos pela obrigatoriedade da aquisição do ticket em papel ou eletrônico.

Lamentavelmente, algumas empresas, consultando advogados ou outros entendidos, discordaram da nossa orientação. Inclusive um cliente nosso teve uma consulta formulada ao presidente do SINDICADO DOS LOJISTAS, Sr. Paulo Mota, qual demanda em resposta que o pagamento poderia ser feito em dinheiro.

Quando tivemos conhecimento deste parecer, imediatamente, nosso diretor (Antônio Nogueira) entrou em contato com o departamento jurídico do Sindicato e também pessoalmente com o Sr. Paulo Mota e pediu uma reflexão sobre o parecer, QUAL RESTOU ele reconhecer o erro e emitir nota neste sentido.

Fornecimento de ticket alimentação ou refeição, fora do PAT é considerado salário inatura, inclusive para fins de incidência de férias, decimo terceiro salários e INCIDÊNCIA PREVIDENCIÁRIA, quer seja na parcela do empregado, quer seja do empregador. Por outro lado, a empresa infringente certamente será autuada pelo Ministério do Trabalho em multa com valor a ser arbitrado pelo Delegado Regional, o que não é nada pequena.

Assim sendo e observando a elaboração das folhas de pagamento de algumas empresas observamos que algumas ainda estão descumprindo a lei do PAT e fazendo pagamento em dinheiro, voltamos a afirmar:

O BENEFÍCIO DO TICKET ALIMENTAÇÃO ou REFEIÇÃO, não pode ser concedido em dinheiro. A única aplicação é a aquisição perante as empresas especializadas e autorizadas  PELO GOVERNO  a fornecer ticket.

AGENDA TRIBUTÁRIA

EDIÇÕES ANTERIORES


Rua Amazonas, nº 498, Pituba, Salvador-BA, CEP: 41.830-380.
Telefone: (71) 3535-0506 / 3205-2100
Site: http://www.acrecontabilidade.com.br/ / E-mail: boletim@acrecontabilidade.com.br